F.A.Q.

Tem alguma questão? Veja aqui as perguntas frequentes.

Aos 17 anos e 6 meses já se pode inscrever na Escola de Condução e iniciar o processo de aprendizagem (com aulas de código e de condução).

É possível tirar a carta de motociclos até 50 cm3 e de ciclomotores a partir dos 16 anos. No caso de motociclos com cilindrada inferior a 500 cm3 a idade mínima é de 18 anos. Finalmente, para a sub-categoria AP (motos pesadas), a idade mínima é de 21 anos. Em qualquer um destes três casos pode inscrever-se e frequentar as aulas no período de 6 meses que antecede a idade mínima.

Sim! Temos condições especiais para organizações, empresas e grupos que queiram tirar carta de condução.
 

No caso de chumbar no exame de código será necessário pagar a taxa de exame ao centro escolhido. Será também obrigatória a repetição das aulas de código da temática que o(a) levou a chumbar, sem qualquer custo adicional.No caso de chumbar nas aulas de condução será aconselhável repetir as aulas focando a temática em que o aluno chumbou. O número de aulas depende quer da opinião do aluno quer do aconselhamento do instrutor, sendo que é obrigatório a repetição de 5 aulas.

Precisa de levar:

  • 3 fotografias actualizadas tipo passe;
  • Bilhete de Identidade do aluno;
  • Atestado médico (Mod. 921 e/ou Mod. 922 - estes impressos podem ser adquiridos na Escola. Os atestados de robustez vulgares não servem para o efeito);
  • A quantia referente à inscrição da carta que pretende obter.
  • Será necessário levar a Carta de Condução, no caso de a possuir.

Nota: Para os alunos menores de 18 anos, será também necessário:

  • Fotocópia da Certidão de Nascimento;
     

As aulas de condução e as aulas de código podem ser feitas em simultâneo desde que haja a licença de aprendizagem emitida pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres). No entanto só é possível realizar o exame de condução após a aprovação no exame teórico.

É o mesmo que utilizou na aprendizagem. Assim, não notará qualquer diferença no ambiente de condução.
 

Não existe um limite do número de aulas de código por dia. Isso depende mais do rendimento e da disponibilidade do aluno. No caso das aulas de condução, diz-nos o bom senso que é aconselhado um máximo de 2 horas diárias.

Uma carta demora o tempo necessário para fazer as aulas obrigatórias de código e as aulas de condução. É muito difícil avançarmos com um valor porque depende da evolução da aprendizagem do aluno, mas diríamos que seis semanas serão o normal. Uma vez passado o exame de código, o prazo mínimo para o exame de condução é uma semana. O tempo mínimo possível deverá ser de um mês.

Não! Qualquer aula teórica para além das 28 aulas obrigatórias é gratuita.